segunda-feira, 7 de março de 2011

Pão-por-Deus

Pão por Deus
    Os “pão-por-Deus” são pedidos, formulados em versos, escritos em corações, recortados no papel. Podem, também ser desenhados ou fechados.
     O primeiro tipo, mais difundido, já serviu de base aos estudos dos já citados membros desta Comissão de Folclore.
     O segundo tipo é menos conhecido.
     Deles temos visto alguns exemplares e mesmo coletado em Biguaçu, Florianópolis e Tijucas, no litoral, e no planalto, em Curitibanos.   
     Em geral, são assim:  
Num papel dobrado, apresenta-se uma chave desenhada, acompanhada da seguinte quadrinha:  
“Pega esta chave,
Com tua mão;
Abre com ela
Meu coração”.  

 
                                 
                                                  La vai meu Pão por Deus
                                             nas asas da andorinha
espero que você
 Tenha saudades minha.
Meu coração é um sininho
no bico de uma gaivota
não tenho outro caminho
tu és a única rota


Ó bela moça dourada
dessa ilha encantada
me mande o Pão por Deus
e seja minha amada.

Vim de longe, muito longe
    trazendo o Pão por Deus
            muitas léguas e caminhos
                         ja trilharam os passsos meus.

Caso os titulares das imagens acima citadas desejem retirá-las deste site, ou adicionar maiores informações, favor entrarem em contato que serão prontamente atendidos.

Agradecimento: Fotógrafos Jaci Fernando Estevam (www.fotografandofloripa.kit.net), Alberto Lohman,
(www.flickr.com/photos/baguall) e Sérgio (www.flickr.com/photos/sergiomusica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário